Praia da Manta Rota e Cacela Velha

Recebemos esta mensagem muito pertinente de um leitor sobre as recentes noticias de alguns praticantes de nudismo na praia gay de Cacela Velha e Manta Rota terem sido "incomodados" pelas autoridades:


"Pratico nudismo na zona entre Cacela Velha e Manta Rota há mais de 20 anos e nunca de facto conheci um único caso de pessoas abordadas de forma negativa por quem quer que fosse, apenas por estarem sem roupa. A zona gay também é muito frequentada por casais estrangeiros hetero, que se se sentirem discriminados por estarem sem roupa numa praia que até está no roteiro internacional de praias de naturismo tolerado até começarão a preferir Espanha ou o Sul de França. No Algarve nunca ninguém se intrometeu com os nudistas, era o que mais faltava em 2011 chocarem com a tradição de liberdade e tolerância da região. 


Este ano a zona gay da praia da Manta Rota/Cacela Velha tinha uma espécie de «monumento» na areia feito com paus, roupas velhas e lixo que dá à costa, ornamentado com um poema sobre o amor gay e com uma bandeira gay. Os curiosos que passavam à beira-mar iam espreitar o poema e a bandeira, e depois viravam as costas, por vezes com um olhar de repulsa ou de desdém. Neste momento a praia gay da Manta Rota é provavelmente a mais frequentada do país depois da praia 19, e a única do Algarve que combina facilidade de acesso com privacidade e sossego. Isto além da excelente qualidade das águas. 


O que proponho é que os utilizadores regulares ou ocasionais, que serão provavelmente largos milhares, se organizem e tratem de lutar para que a praia seja considerada como uma praia de naturismo oficial. Proponho também a criação de uma associação naturista gay. O que acham?De resto, espero que nunca ninguém tenha a infeliz a ideia de me mandar vestir na zona naturista/gay de Cacela Velha, quando tal nunca aconteceu ao longo dos últimos vinte anos! "

Aqui fica uma excelente ideia!

2 comments:

Anonymous said...

Vou a essa praia desde pequeno. Vai a familia toda com crianças mais novas de todas as idades. Se quer que lhe diga, acho essa ideia absolutamente terrivel.

Não tenho nada contra gays, muitos até são meus amigos. A questão não é essa. A questão é de que praticar o nudismo a frente de crianças que não tem idade para serem expostas a este tipo de comportamento é algo que, para mim e muita gente, chega ao decadente.

Entendo que tenha uma visão diferente da minha, de que voce deve ter o direito de practicar o nudismo, de que o nudismo é algo totalmente natural etc. Tudo bem. Respeito isso apesar de não concordar consigo.

Mas espero que igualmente respeite quem não goste do nudismo, e quem não queira que as nossas crianças sejam expostas a tal coisa.

Se quiser muito, pratique o nudismo em locais privados. E privado não significa um sitio pouco frequentado. Significa um local onde a propriedade é sua e voce ai faz o que quer. Um local publico já é outra coisa.

O respeito só é merecido quando tambem é oferecido. E montar uma campanha com milhares de nudistas para impor algo que muitos não gostam e não concordam não é respeito.

Espero que igualmente respeite e aceite este meu comentário. Não o quero insultar e espero não o ter feito. Apenas a minha visão e opinião é totalmente contrária à sua. De igual modo prefiro tambem manter o anonimato por razões pessoais

E se o vir na praia, pode ter a certeza absoluta de que lhe vou pedir para vestir o fato de banho.

Anonymous said...

Caro anónimo. O país tem mais de 800 km de costa. Entre turistas que nos visitam e portugueses, há milhares de praticantes de naturismo. Sejam eles heterossexuais, homossexuais ou bissexuais. Não lhe parece justo e democrático que no meio de 800 km haja alguns quilómetros de costa para os praticantes de naturismo? Digo-lhe mais, os naturistas chegaram primeiro à praia em questão. Muito antes de estar na moda, há mais de 20 anos, já havia portugueses e estrangeiros a praticar naturismo nesse troço do Parque Natural da Ria Formosa. Não lhe parece injusto tirar estes 300 ou 400 metros de areia aos naturistas quando a região tem dezenas de quilómetros de praias para famílias? Pense nisso. Para além disso, frequento a praia de Cacela Velha e não vejo por lá famílias com crianças. Deve estar a confundir a praia de Cacela Velha com a praia da Manta Rota.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...