Domingo à tarde :: Bixa na Baixa


O que pretendemos divulgar aqui no blog (Bixa na Baixa), surgiu de uma proposta que nos foi enviada pelo Daniel B. e que achamos muito interessante.

O Algarve, como sabem é muito sazonal, e no Verão já se nota que é uma zona com alguma procura por parte de turistas da comunidade gay, mas no Inverno, não existem iniciativas nem festas para nos juntar-mos, conviver-mos ou simplesmente conhecer pessoas. Só os habituais bares gays existentes na zona e com maior enfoque para Albufeira. Para nós, a capital gay do Algarve. Muitos estrangeiros, ambiente cosmopolita, mentalidade mais aberta.

O Algarve tem cerca de 400 mil habitantes fixos, e se formos ao encontro dos estudos que referem que 10% da população é GLBT(o que pode ser discutível), então esta região terá mais coisa, menos coisa, perto de 40 mil "simpatizantes", mais a população flutuante dos milhares de turistas que nos visitam.

A questão que se coloca é a seguinte: Por onde andam estes 40 mil GLBT no Inverno e o que fazer para os atrair ao mesmo local e há mesma hora?

Albufeira situa-se exactamente no centro geográfico do Algarve e é o local ideal para criar algo novo, experimental e inovador por estas bandas. Porque não criar um ponto de encontro (por exemplo) no Domingo à tarde das 16h ás 19H na Baixa de Albufeira?


Pode-se questionar: e o que vão fazer 40 mil(!?) gays para a baixa de Albufeira num Domingo de Inverno à tarde??? É verdade! Não há muito para fazer além dos bares hetero.


Mas só o facto de se criar um hábito, de criar tráfego, criar pontos de encontro com amigos, começar a frequentar os cafés e esplanadas do local, as lojas, a praia, os restaurantes e todo o comércio local, isto tornará a baixa de Albufeira numa zona para ver e ser visto e tornar-se-á concerteza o ponto de encontro gay do Algarve. E se os clientes gays começarem a frequentar estes locais, estou certo que muitos bares, clubes e locais de encontro irão tornar-se gay amigáveis.
Albufeira já o é, mas não existe um "local definido". A Baixa é a zona mais cosmopolita de Albufeira e mesmo do Algarve, onde no Verão tudo é possivel acontecer. Começar com o Domingo, dia de folga por excelência, e quem sabe alargar o Bixa na Baixa a toda a semana.

É certo que isto não acontecerá de uma semana para a outra, e requer muita divulgação, insistência, e principalmente muita palavra passa palavra entre todos os GLBT.
Segundo o Daniel B., que enviou ao AlgarveGay a ideia de lançar este desafio em Albufeira, já aconteceram iniciativas semelhantes em algumas cidades da Europa, como o exemplo de Torremolinos onde o ponto de encontro era no Centro Comercial La Nogalera, hoje a meca gay que se conhece. A grande maioria das lojas, bares, discotecas do centro são hoje vocacionados para a comunidade GLBT, atraem milhares de visitantes todos os anos e ajudam a dinamizar a economia da região. Incuíndo o staff do AlgarveGay que lá esteve em 2008 : ).


É esta iniciativa que gostariamos de lançar aqui no blog, de forma a que se crie no Algarve um verdadeiro ponto de encontro para a comunidade gay nacional e internacional, e colocar definitivamente o Algarve na rota do turismo gay.
Já agora, como é obvio, aceitam-se sugestões para divulgar, alterar ou melhorar esta iniciativa.


DOMINGO À TARDE NA BAIXA DE ALBUFEIRA :: BICHA NA BAIXA

2 comments:

Anonymous said...

Excelente iniciativa! Podem contar comigo para passar a palavra.

Anonymous said...

Mas que grande ideia parabéns!!! Acho que não é muito adequado estender a todos os dias da semana no Inverno, porque isso iria dispersar muito as pessoas. Para mim o ideal é no Inverno ser só ao Domingo à tarde, e estender na época balnear e na semana da Páscoa aos outros dias. Ah, e começar a divulgar os pontos de encontro nas praias gay (a saber, Barril, Zona Oeste da Ilha de Faro, Cavalo Preto, Cacela Velha, etc), para os fins de semana à tarde agora a partir de Março e para todos os dias na Páscoa e no Verão. Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...