«I´m Going To Tell You A Secret», Madonna

O mais recente DVD de Madonna pode dar azo a várias leituras: estamos perante um documentário, um concerto que é simultaneamente um filme ou um filme que é um concerto?

Pode-se, por isso, argumentar que o novo DVD da artista norte-americana assenta num périplo que retrata o outro lado do mundo da música e encarna a vivência pessoal da cantora.
O volume revela a digressão a partir das cidades escolhidas: Los Angeles (a primeira data da «Re-Invention Tour»), Nova Iorque, Chicago, Las Vegas, Miami, Londres (onde Madonna diz ter acontecido o melhor espectáculo), Dublin e Paris, Lisboa (a última vez que é montado o palco). Israel tem direito a um destaque próprio na edição, sendo que nos extras cada cidade representa um capítulo, curto, que exibe alguns aspectos curiosos do que sucedeu em cada local.

Mas, mais do que isso, ao longo do itinerário musical e visual Madonna conta-nos pequenos factos da sua vida. Não necessariamente segredos. Talvez mais factos privados... intimidades. Da música aos negócios, da crítica política ao profissionalismo em palco, da família à espiritualidade – e aqui reside o fio condutor do documentário, induzido pela devoção à cabala, às profecias, ao apocalipse e às interpretações místicas no judaísmo.

Até se chegar a Portugal assiste-se a uma série de experiências onde a própria cantora se confronta por inúmeras vezes. Ela é simultaneamente o antídoto e o veneno. A mulher que quer ser o exemplo para os filhos e que ao mesmo tempo ousa ir até aos limites e provoca polémicas de forma consecutiva.

Lisboa ocupa quase 20 minutos do documentário de duas horas, exibindo monumentos e imagens bem conhecidas da capital, como o Cristo Rei e a Torre de Belém, e ao mesmo tempo demonstrando de forma clara que aquele ponto encerrava a digressão.

Não por acaso, Madonna surge cansada, acompanhada da família, mas sempre com uma energia enorme e liderando uma vasta equipa de músicos, bailarinos e técnicos. A encerrar o capítulo Lisboa vem o destaque: «Holiday». A mensagem, forte, resiste. «Reinvent yourself». Parte-se para uma festa final no hotel. E finalmente Madonna vai descansar. Não será o último segredo, mas Madonna não deixa de ser humana, por muito que não pareça estar a caminho dos cinquenta anos de idade.

A cidade portuguesa só não fecha périplo cinematográfico porque Madonna segue para Israel. E aí acaba o DVD, na peregrinação realizada a alguns dos lugares sagrados dos cabalistas, com comentários in loco da artista.
Além do DVD, a edição integra um pequeno mimo para os fãs. Um CD com canções gravadas nos concertos ao vivo da digressão, no total de 14. Trata-se afinal do primeiro álbum ao vivo de Madonna e foi registado em Paris, poucas semanas antes do espectáculo no Pavilhão Atlântico em Lisboa.

algarvegayblog@hotmail.com

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...